Como funciona o contrato de trabalho por agência de emprego

Pode não ser de seu conhecimento, mas um contrato de trabalho temporário é elaborado para que seja possível suprir a necessidade de estar se definindo de forma legal, um relacionamento entre um empregador e seu trabalhador, por um tempo indefinido.

Onde, é necessário com que ambas as partes assinem o contrato, e concordem com os fatores exigidos, antes mesmo do trabalhador iniciar o seu trabalho em uma certa empresa.

Caso você tenha interesse em entender de forma melhor como funciona esses mesmos contratos, de trabalho temporário, saiba que esse é o melhor artigo para você encontrar a resposta para suas principais dúvidas e assim obter conhecimento sobre o assunto.

COMO FUNCIONA UM CONTRATO DE TRABALHO TEMPORÁRIO?

Caso você não saiba, o regime de um certo contrato de trabalho é regulamentado pela Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) e apresenta algumas características, que quando comparadas ao contrato comum, faz com que o mesmo seja um tanto, quanto diferente.

Onde, aquela pessoa que for contratada temporariamente, deve ter direito aos mesmos benefícios que o empregado efetivo, que são:

  • Assinatura da sua carteira de trabalho,
  • Pagamento dentro do salário da categoria,
  • Jornada de trabalho diária,
  • Quitação de horas extras (se esse for o caso),
  • Vale-transporte,
  • Benefícios adicionais,
  • Dentre outros benefícios.

Lembrando ainda, que a pessoa que é contratada dentro de um contrato temporário também deve ter a sua disposição as mesmas ferramentas de um trabalhador convencional no cotidiano da empresa, como por exemplo: a utilização de refeitórios, armários e dependências internas.

Uma das coisas mais importantes de estarmos ressaltando, é que aquela empresa que realizar a contratação deverá zelar para que o seus funcionários trabalhem dentro de um ambiente seguro, saudável e higiênico.

QUAIS SÃO AS INFORMAÇÕES QUE DEVEM ESTAR NO CONTRARO DE TRABALHO TEMPORÁRIO?

Levando em consideração todas as informações que se devem ter em um contrato de trabalho, e já tendo conhecimento sobre o que é um contrato de trabalho temporário, é necessário com que o mesmo apresente as seguintes informações:

  • Qualificação das partes;
  • Descrição detalhada do serviço a ser prestado;
  • Detalhar o período de vigência do contrato temporário com data de início e término;
  • Valor da remuneração a ser paga.

É válido lembrar, que a legislação trabalhista garante que independentemente de qual cargo o trabalhador exerce dentro de uma certa empresa, assim que o contrato temporário chegar ao fim, toda e qualquer forma de comunicação deverá ser cortada.

COMO CONTRATAR PROFISSIONAIS TEMPORÁRIOS?

Antes mesmo de realizar as contratações, é necessário com que você tenha conhecimento que não é possível fazer esse processo de forma direta, ou seja, isso significa que essas contratações devem ser feitas por meio de empresas terceirizadas e que sejam especialistas em realizar contratação de profissionais como estes.

Lembrando ainda, que as empresas nesse ponto de vista recebem o nome de tomadoras ou contratantes. Onde, antes de firmar parceria com os fornecedores para realizar a contratação de novos profissionais de forma temporária, é necessário com que você esteja definindo alguns aspectos. Sendo os principais deles, os seguintes:

  1. Por qual motivo é necessária a contratação de um profissional temporário;
  2. Quanto será o seu salário;
  3. Por quanto tempo o trabalhador ficará na empresa; 
  4. Quais direitos esse colaborador deverá receber;

É importante ressaltar, que quando você for realizar a sua contratação, é necessário com que no primeiro contrato seja apresentado de forma clara todos os direitos e garantias que são asseguradas aquelas pessoas que serão contratadas por meio de sua empresa, sendo isso uma obrigação prevista em lei.

Já no segundo contrato, é necessário apresentar a qualificação das partes, detalhamento do serviço que deverá ser prestado, prazo para realização desses mesmos serviços e também qual será o valor da remuneração a ser paga.

Site de vagas de emprego e Dicas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

20 + 10 =