Como realizar uma cirurgia pelo SUS

O acesso a um Sistema Único de Saúde é um dos maiores benefícios que o brasileiro possui, mesmo sendo claro que há uma demanda muito maior de profissionais para suprir a necessidade da população.

O SUS é extremamente importante. Alguns dados do Ministério da Saúde mostram que o Brasil é um dos poucos países com mais de 200 milhões de habitantes que conseguem oferecer Serviços Médicos gratuitos. E como existe uma coisa de abrangência desses serviços, fica claro também a sua grande demanda.

Com a pandemia de covid também existe uma esperança melhor e algumas situações em que há uma urgência sistema. Isso diminui drasticamente a quantidade de leitos e recursos para tratamentos, mas ainda sim é possível realizar cirurgias a partir do SUS.

Cirurgias pelo SUS

Sabemos o quanto é incômodo precisar de uma cirurgia, é um assunto delicado para quem ver o seu corpo só sofrendo com os impactos de certas doenças. Então, será que realmente vale a pena confiar ao Sistema Único de Saúde o seu tratamento?

A qualidade dos profissionais é exímia, e isso já ficou calado em diversos momentos! A questão para quem deseja fazer uma cirurgia pelo SUS é o tempo de espera necessário para realizar.

É possível fazer o processo pelo SUS, e graças a isso muitos hospitais particulares estão com diversos leitos vazios, visto que é mais fácil obter um serviço em que não se paga nada.

Se estiver disposto a lidar com o tempo de espera do Sistema Único de Saúde, então aí acaba sendo uma boa opção para que possa economizar. Em algumas situações mais graves o processo de cirurgia pode ser agilizado! 

Vale lembrar também que todo sistema e todos os processos são financiados pelos SUS, apenas é um bom detalhe saber que terá que fazer um cadastro e esperar na fila de espera. Antes da pandemia já existiam cerca de 1,3 milhões de paulistanos esperando por exames e consultas com especialistas.

Como é o processo

O processo de cadastro é bem simples, apesar de que cada estado oferece algumas diferentes situações. Mas para que possa o fazer, basta encontrar a unidade de saúde mais próxima de você e solicitar algumas informações relacionadas à cirurgia grátis.

Isso facilita bastante para que o paciente possa cuidar de sua saúde e evitar futuros gastos, tanto por parte do governo quanto por parte de uma situação pessoal do indivíduo. Esse é um dos motivos do SUS ser tão conhecido e tão importante para os brasileiros.

Vale lembrar que é um serviço oferecido a todos os brasileiros. Apesar de que muitos que possuem o valor preferem fazer a cirurgia em um hospital particular, visto que os processos são mais rápidos de serem executados.

E na pandemia?

Os números da pandemia se mostraram um pouco alarmantes. Graças a quantidade de leitos ocupados por pacientes que contam a idade de forma grave a covid-19, muitas cirurgias tiveram que ser suspensas.

Mesmo assim, o Sistema Único de Saúde não deixou de oferecer essa possibilidade, apenas está com prazo para realização maior. Com a estabilização dos casos a situação ficará melhor, com o fim da pandemia a normalidade no SUS persistirá.

Conclusão

Considerando que esse é um sistema muito grande, existem algumas falhas, Muitas delas perceptíveis, principalmente quando se está inserido nesse meio. Quando as pessoas notam que precisam do SUS elas também percebem que quase sempre ele está lotado e esperando para resolver novos casos de diversas pessoas.

Por esse motivo, para fazer cirurgias, muitos ainda optam pelo método particular. Isso porque algumas são mais urgentes que outras.

Site de vagas de emprego e Dicas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

9 + onze =